Passar para o conteúdo principal

Dia Nacional do Dador de Sangue comemora-se a 27 de Março

Início care4it Healthcare Solutions
Dia Nacional do Dador de Sangue comemora-se a 27 de Março

O Dia Nacional do Dador de Sangue assinala-se a 27 de março.

A data, instituída através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 40/86, visa reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos dadores benévolos de sangue para o tratamento de doentes.

A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é 60 anos.

No site do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, entidade à qual compete, no âmbito das suas atribuições específicas, a promoção dos actos oficiais do Dia Nacional do Dador de Sangue, os interessados podem consultar uma agenda actualizada de todos os locais onde são realizadas diariamente colheitas de sangue.

Para saber mais, contacte: Instituto Português do Sangue: http://www.ipsangue.org