Risco Familiar Mama e Ovário

Risco Familiar Mama e Ovário

Esta solução resultou do desenvolvimento e implementação de um Sistema de Informação para a Gestão da Consulta de Risco de Cancro da Mama/Ovário do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, Francisco Gentil, E.P.E..

A definição do workflow e dos dados a incluir no Sistema foi o ponto de partida para o desenvolvimento de toda a solução. No âmbito deste projecto foi considerado todo o percurso do utente desde a 1ª consulta até abandonar o processo da Consulta. A solução desenvolvida permitiu diminuir a circulação de informação em papel, automatizar a interacção com outras aplicações, validar e controlar o acesso à informação, agilizar a posterior análise de dados e avaliar a eficácia da Consulta. Importa referir que as diferentes aplicações que interagem com a solução desenvolvida, nomeadamente, Cyrillic (árvore genealógica), CaGene (probabilidade de vir a desenvolver cancro) e HOSIX (Sistema utilizado no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil E.P.E. à data).

Esta solução deixou de ter o nosso acompanhamento em 2009 ainda que tenhamos tido conhecimento de upgrade, em 2012 no Instituto, da versão de oracle, sem que ocorressem quaisquer problemas com a solução desenvolvida e implementada.